Projetos

Educação

Elaboração e gestão de projetos e ações voltadas para o auxílio no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem através da instrumentalização e empoderamento de atores sociais, promovendo oportunidades e a disseminação de novos conhecimentos.

Centro de Inclusão Digital (CID)

Promove a inclusão sociodigital de multiplicadores, crianças, adolescentes e jovens, através de atividades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista o desenvolvimento cidadão.

Tem o objetivo de contribuir para a formação profissional de jovens produtores rurais, através de cursos focados em temas do setor do agronegócio. 

Projeto desenvolvido em cumprimento à condicionante socioambiental estabelecida ao empreendimento da Concessionária Bahia Norte, que realizava atividades que impactavam diretamente a Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga. O objetivo foi promover iniciativas de educação e comunicação, com a participação ativa dos integrantes do Conselho Geral da APA Joanes-Ipitanga, utilizando de métodos e técnicas para estimular a interação produtiva do cidadão com o meio onde vive, entendendo que a participação da sociedade é essencial para debates relacionados à temática de conservação e sustentabilidade socioambiental. Foram realizadas oficinas e produção de materiais e peças de comunicação para aumentar o conhecimento dos públicos envolvidos acerca da importância da atuação da APA e seus parceiros.

Projeto desenvolvido em atendimento à condicionante socioambiental vinculada a um empreendimento de energia eólica, na região do Piemonte, norte da Chapada Diamantina (BA), dentro do Programa de Educação para Saúde, com foco em educação sexual para jovens adolescentes. O objetivo era sanar as principais dúvidas relacionadas a sexualidade, através de oficinas com a presença de profissionais de saúde. Os assuntos debatidos, a partir das perguntas e respostas, eram utilizados como conteúdo para o Programa de Comunicação Social, veiculado na rádio FM local.

Projeto desenvolvido vinculado à condicionantes socioambientais de um empreendimento turístico localizado no litoral norte da Bahia, com o objetivo de ofertar curso de inglês para crianças e jovens matriculados regularmente na escola. 180 alunos foram beneficiados com as atividades desenvolvidas através do Projeto, além de terem sido acompanhados na escola, junto às famílias, em relação ao comportamento e desempenho escolar. 

Projeto com viés educacional e esportivo, que foi desenvolvido na Comunidade de Campo Seco em Itacaré (BA), em parceira com um professor de capoeira ligado a uma associação quilombola do município, que dava aulas de capoeira para as crianças no contraturno escolar. A região tinha uma questão alimentar, visto que as crianças tinham déficit nutricional. Então, para garantir a segurança alimentar, as mães dos alunos foram beneficiadas com treinamentos e aulas de gastronomia e vigilância sanitária com professores de universidades parceiras, e passaram a produzir os lanches que eram entregues às crianças após as aulas de capoeira.

Projeto vinculado à escola com o objetivo de beneficiar crianças e jovens interessados em aprender a jogar golf e entender o funcionamento desse esporte. Através de um trabalho logístico foi possível levá-los para campos de golf localizados no litoral norte da Bahia, onde eles aprendiam as técnicas e regras desse esporte e com o tempo iam participando de campeonatos que aconteciam na região e alguns jovens até eram chamados para prestar serviço nesses campeonatos. O rendimento escolar, tanto das crianças como dos jovens, era um dos itens de avaliação do Projeto.

Geração de Renda

Desenvolvimento de projetos e ações que imprimem a transformação social com a vinculação da utilização de recursos regionais para geração de renda e erradicação da pobreza, através da ressonância do empreendedorismo comunitário.

Feito à Mão

Visa fomentar atividades vinculadas a produções artesanais que utilizam recursos locais, através de cursos que ensinam sobre o processo de produção e o manejo sustentável dos recursos naturais e locais utilizados, para que não se esgotem. Como exemplo de curso, tem-se o de trançados de palha; produção de brincos e colares de crochê e artesanato de feltro. Após os cursos alguns beneficiários já participaram de exposições, feiras e um deles até expandiu a venda de artesanatos São Paulo.

Projeto direcionado para mulheres de uma comunidade tradicional de marisqueiras e pescadores, com o objetivo de fazer pequenas reformas em suas respectivas casas, em parceria com empresas de arquitetura, para que pudessem hospedar pessoas em um dos cômodos da casa. As mulheres também receberam formação gastronômica, através de cursos em que aprenderam o passo a passo da produção de alguns alimentos, seguindo as normas da vigilância sanitária, com o objetivo de oferecer lanches aos alunos e professores de outros projetos que eram implantados na comunidade. Semanalmente, era feito um rodízio entre as mulheres que iriam fornecer os lanches aos alunos e a hospedagem para os professores. Isso se configurou como um sistema de turismo de base comunitária que ajudou a duplicar a renda mensal dessas mulheres.

Projeto desenvolvido com uma associação de jovens condutores que receberam formação na área de turismo por meio de cursos sobre condução de visitantes; primeiros socorros; interpretação do patrimônio natural, com biólogos e especialistas em fauna e flora, além do curso de entalhe em madeira, para sinalizarem as trilhas que davam acesso às lagoas desse destino turístico. Cada ponto das trilhas foi mapeado com o sistema de georreferenciamento e os jovens participaram desse processo, adquirindo aprendizados não apenas referente à condução dos turistas, mas também de como fazer a manutenção das trilhas e saber agir em uma situação que precisasse de primeiros socorros.

Fomenta o comércio e as produções locais e valoriza os recursos naturais da região através de cursos de formação rural, beneficiando os membros comunitários e produtores rurais com novas tecnologias de produção e aprendizados sobre técnicas de manejo sustentáveis.

Oferece oficinas de culinária a fim de potencializar as habilidades pessoais e profissionais dos participantes, tendo como foco oportunizar o empreendedorismo e a geração de renda.

Desenvolve atividades produtivas através de treinamentos vinculados ao cultivo e processamento da Mandioca, para encorajar o protagonismo comunitário, a geração de renda e o desenvolvimento regional.

Tem como objetivo orientar os beneficiários sobre como potencializar o cultivo de plantações através de técnicas de compostagem, além de entregar aos mesmos mudas que dão frutos e que, portanto, podem ser utilizados para venda, por exemplo.

Ambiental

Atuação voltada para promoção de projetos e ações que sensibilizem os beneficiários para questões voltadas a preservação ambiental e a sustentabilidade, juntamente com a disseminação da importância da responsabilidade individual e coletiva para transformação de cenários e conservação de recursos como a água, além da mitigação de mudanças climáticas, gerando bem-estar e qualidade de vida.

Ecolar

Contempla beneficiários com a construção de banheiros e com uma tecnologia sustentável e ecológica de tratamento de esgoto doméstico desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB), melhorando a qualidade de vida, saúde e bem-estar de diversas famílias.

Proporciona aos beneficiários acesso à saneamento básico através de fossas ecológicas que transformam a matéria orgânica contida no esgoto, sem utilizar energia elétrica e nem produto químico. A ecofossa também realiza o tratamento da água que pode ser devolvida ao meio ambiente para ser utilizada em irrigação de plantações.

Contempla os beneficiários com a implementação de um sistema ecológico de tratamento de efluentes sanitários, que possui uma tecnologia de retorno de água tratada que pode ser reutilizada na irrigação de plantações e lavouras por meio de valas de infiltração.

Tem como objetivo levar saneamento básico para os residentes de comunidades rurais, através de um sistema ecológico e sustentável de tratamento de esgoto, que ajuda a proporcionar uma vida mais digna e saudável para os beneficiários.

Visa suprir o abastecimento de água dos beneficiários, principalmente devido aos períodos de seca na região, com a instalação de cisternas de 10 mil litros que captam e armazenam a água da chuva. Esta é uma solução sustentável que oferece tecnologia de Primeira Água, ou seja, possibilita o acesso a uma água de qualidade destinada para consumo humano.

Tem o objetivo de contemplar beneficiários com um sistema ecológico de tratamento de esgoto, que devolve para o meio ambiente uma água inócua, rica em nutrientes, que tem a sua infiltração direta no solo, através de valas de infiltração, permitindo a adubação e plantio nas áreas ao seu entorno. Essas áreas são utilizadas para implantação dos Quintais Produtivos, sem poluir os lençóis freáticos nem contaminar o solo, perfazendo o ciclo natural da água.

Infraestrutura produtiva

Realização de projetos que visam a melhoria do processo produtivo e de beneficiamento de cadeias produtivas a partir do dimensionamento e implantação de estruturas e tecnologias agrícolas que visam garantir uma produção por meio da agricultura sustentável.

Jovens em Ação

Tem o objetivo de contribuir para a formação profissional de jovens produtores rurais, através de cursos focados em temas do setor do agronegócio.

Fomenta o comércio e as produções locais e valoriza os recursos naturais da região através de cursos de formação rural, beneficiando os membros comunitários e produtores rurais com novas tecnologias de produção e aprendizados sobre técnicas de manejo sustentáveis.

Desenvolve atividades produtivas através de treinamentos vinculados ao cultivo e processamento da Mandioca, para encorajar o protagonismo comunitário, a geração de renda e o desenvolvimento regional.

Tem como objetivo orientar os beneficiários sobre como potencializar o cultivo de plantações através de técnicas de compostagem, além de entregar aos mesmos mudas que dão frutos e que, portanto, podem ser utilizados para venda, por exemplo.

Desenvolve atividades produtivas através de assistências agrícolas vinculados ao cultivo e processamento das culturas produtivas locais, para encorajar o protagonismo comunitário, a geração de renda e o desenvolvimento regional.

Condicionantes socioambientais

Compromissos socioambientais estabelecidos pelo órgão ambiental competente, através da licença ambiental que impõe condições, restrições e medidas para controlar e reduzir os possíveis impactos gerados pelas atividades do empreendimento na região onde está localizado.

Programa de Educação Ambiental (PEA)

Visa informar e conscientizar as pessoas acerca da importância de proteger e conservar o meio ambiente, além de ensiná-las, por meio de ações, vídeos informativos e tutoriais, a adotarem práticas sustentáveis.

Envolve todas as atividades voltadas para a comunicação entre a comunidade e o empreendimento, a fim de informar sobre a realização de ações, projetos, campanhas de saúde e fazer contato remoto com os

moradores utilizando diversas ferramentas e materiais de comunicação com conteúdo informativo e elucidativo.

Visa reconhecer, valorizar manter e divulgar a cultura dos municípios e comunidades do entorno do empreendimento, através de ações que estimulam e dão evidência à produção cultural, histórica e artística desenvolvida e expressada pelos moradores da região.

Tem como objetivo o planejamento e a organização de todas as ações e projetos socioambientais a serem desenvolvidos nas comunidades.

Visa informar, conscientizar e alertar as pessoas sobre os processos de prevenção, diagnóstico e causas de doenças, principalmente durante as ações de Campanhas de Saúde, além de levar orientações de saúde e atendimento individual, com a ação de Saúde no Lar.

Visa a utilização de ferramentas de comunicação (carro de som e rádio FM) para informar os membros comunitários sobre campanhas, ações, informes e atualizações de projetos implantados nas comunidades.

Tem como objetivo mediar o relacionamento e a troca de informações entre as partes envolvidas, através de uma comunicação oficial e de via dupla com as lideranças e moradores das comunidades da área de influência direta (AID) do empreendimento.

Está vinculado à uma condicionante do processo de licenciamento ambiental, sendo assim, voltado para a compensação dos impactos que os empreendimentos geram nas áreas de influência onde estão localizados. Essa compensação é traduzida através dos projetos sociais que repercutem positivamente na qualidade de vida e bem-estar social das populações residentes no entorno dos empreendimentos. Para isso, é necessário se amparar no diagnóstico socioeconômico das comunidades para identificar as principais fragilidades e necessidades e, a partir disso, propor um programa de investimento social que compense os impactos. Durante o processo, é essencial atuar escutando os anseios das partes envolvidas: comunidade, empreendedor e órgão ambiental.

Está vinculado ao processo de licenciamento ambiental, tendo como objetivo facilitar e manter a passagem de artesãos e pescadores às áreas onde extraem os recursos naturais que utilizam para sustento. Previamente, mapeia-se junto aos moradores das comunidades, todas as atividades que são desenvolvidas por eles na região que será impactada com a chegada do empreendimento e, a partir disso, trilhas são montadas para garantir que essas pessoas continuem tendo acesso às áreas onde praticam extrativismo vegetal, extrativismo mineral ou pesca. Também é feita uma compatibilização do uso dessas trilhas com a futura paisagem do lugar, devido à implantação do empreendimento.

Reassentamento de famílias

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Atuação com escuta ativa, humanidade e sensibilidade na parte de gestão e comunicação social e reassentamento de famílias da área de influência direta do empreendimento, com compartilhamento transparente de informações; elaboração de diagnóstico socioeconômico para conhecer a realidade da localidade e destinação de novo local de moradia para as famílias que foram reassentadas.

Atuação com escuta ativa, humanidade e sensibilidade na parte de gestão e comunicação social e reassentamento de meeiros e famílias, com compartilhamento transparente de informações; elaboração de diagnóstico socioeconômico para conhecer a realidade da localidade, destinação de novo local de moradia para as famílias que foram reassentadas e monitoramento social.

Nossa equipe está à disposição!

Entre em contato:

(71) 3508-7410

Nos acompanhe nas redes sociais: